Identidade da Marca

CIÊNCIA NATURA – “o conhecimento da natureza de mãos dadas com a conservação”

Reconhecendo a importância do conhecimento da natureza e constatando as consequências nefastas da sua lacuna surgiu a ideia de fundar a “CIÊNCIA NATURA” (significa conhecimento da natureza), uma marca dedicada à difusão e à comercialização de conhecimento da natureza (produto).

A CIÊNCIA NATURA tem como propósito contribuir decisivamente para a conservação da natureza. Distingue-se por utilizar a comercialização de conhecimento da natureza (serviços/produtos) como vetor para ação conservacionista – “CIÊNCIA NATURA, o conhecimento da natureza de mãos dadas com a conservação”.

ciência_natura_horiz_cor

Figura 1 – Logótipo da CIÊNCIA NATURA por Alexandra Ventura

Especificidades Comerciais da Marca

No desenvolvimento da nossa atividade propomo-nos a comercializar conhecimento da natureza sob a forma de produtos (interpretativos/didáticos) e sob a forma de serviços (eventos de turismo de natureza/outros tipos de serviços).

O turismo de natureza é atualmente a nossa valência principal e aquela que mais acarinhamos enquanto canal direto e privilegiado através do qual facilitamos o reencontro/reconexão do cliente com a natureza.

Dentro do turismo de natureza especializámo-nos no segmento do turismo de conservação.

Figura 2 – Turismo de conservação, um segmento do turismo de natureza

De forma similar a outro tipo de segmentos os eventos de turismo de conservação são eventos de cariz interpretativo que tem por base a transmissão de conhecimento com rigor científico (nos nossos eventos essa interpretação/transmissão de conhecimento é realizada de forma leve, acessível e apelativa uma vez que os nossos eventos são direcionados para o público em geral).

Distingue-se de todos os outros tipos de turismo ao ser usado como vetor para promoção de iniciativas / transmissão de mensagens conservacionistas que acabam por minimizar os impactos negativos que o próprio turismo tem sobre a natureza:

– importância da proteção ambiental;

– importância do uso sustentável dos recursos;

– importância da manutenção de uma coexistência pacífica com a vida selvagem;

– promoção/desenvolvimento de iniciativas de restauração da diversidade biológica;

– sensibilização pública para a importância de se conservarem destinos turísticos populares (destinos de natureza).

Especificidades Conservacionistas da Marca

Nos primeiros momentos de planeamento e definição da objetividade da marca ficou desde logo determinado que, a par do fim comercial, a CIÊNCIA NATURA teria que servir um fim nobre e útil à sociedade e ao planeta, o fim da conservação da natureza.

Figura 3 - A conservação da natureza é um fim nobre e útil à sociedade e ao planeta

Por conseguinte, a CIÊNCIA NATURA decidiu utilizar todas as ocasiões e oportunidades proporcionadas pela sua base de desenvolvimento económico (a venda de eventos turísticos/outros formatos de transmissão de conhecimento da natureza) bem como alocar parte dos rendimentos auferidos pelo desempenho da sua atividade ao desenvolvimento de ações de sensibilização e de mecenato em prol da conservação da natureza (conservação das espécies, dos habitats e dos ecossistemas naturais).

O propósito conservacionista da CIÊNCIA NATURA está intimamente ligado à sua missão. Para saber informações mais específicas sobre a missão da marca deve consultar o menu correspondente à missão da marca.