Percursos Pedestres

Qualquer percurso pedestre exige uma determinada capacidade física e psicológica que pode não estar ao alcance de todos. Por este motivo recomenda-se aos nossos clientes que escolham participar apenas em eventos que estejam à medida das suas capacidades.

De forma a facilitar-se uma autoavaliação correta e consciente por parte do cliente optou-se por definir um grau de exigência e acessibilidade para cada evento através de uma escala de níveis de dificuldade.

Seguidamente disponibilizamos a interpretação dessa mesma escala com o desejo que pela sua consulta os nossos clientes possam ter o seu conforto e bem-estar assegurados.

Nível 1: Fácil

Percursos pedestres acessíveis à generalidade das pessoas (até aos 75 anos), nomeadamente a crianças a partir dos 8 anos de idade. Os percursos são invariavelmente pouco acidentados, planos (ou com poucos desníveis) e de extensão reduzida (até 6 km).

Nível 2: Moderado

Percursos pedestres que são perfeitamente acessíveis e confortáveis para todas as pessoas (até 75 anos) que estejam habituadas a caminhar e em boa forma física.

São também adequados a crianças a partir dos 12 anos de idade que estejam habituadas a caminhar. Adultos que não estejam habituados a caminhar mas que estejam de boa saúde também podem participar nestes eventos embora possam sentir, eventualmente, alguma dificuldade na progressão.

Incluem-se neste grupo todos os percursos pedestres que tenham uma quilometragem entre 6 a 9 km e/ou apresentem alguns desníveis mais acentuados e/ou percurso mais acidentado.

Nível 3: Exigente

Estes percursos pedestres apenas são recomendados a pessoas (até 75 anos) que estejam habituadas a caminhar regularmente e que estejam em boa forma física, nomeadamente pré-adolescentes a partir dos 14 anos.

Incluem-se neste nível de dificuldade todos os percursos pedestres longos (+ de 9 km de extensão/maior ritmo imposto/menos paragens) e/ou com desníveis acentuados frequentes e/ou percurso acidentado.